Pages

Subscribe:

sexta-feira, 6 de julho de 2012

COMO CONSERTAR SEU PC

C:\ arquivo~1\ creative\ SBLIVE\DOSDRV\SBEINIT.com

Por gentileza, informe a gravidade da mensagem e o dano que causou ou já está causando ao sistema.
Resposta:
É preciso tomar cuidado com os softwares que são instalados no computador. Nem todos são necessários. O programa SBEINIT não é necessário, a menos que você precise usar jogos que operam sob o MS-DOS. Se você realmente precisa utilizar a placa de som no MS-DOS, o que normalmente ocorre com jogos, é preciso usar este programa, e também é preciso ativar a memória EMS. Para isto devemos começar o arquivo CONFIG.SYS com os seguintes comandos:

DOS=HIGH,UMB
DEVICE=C:\WINDOWS\HIMEM.SYS
DEVICE=C:\WINDOWS\EMM386.EXE
61) Problema de desligamento
Possuo um PC BLASTER Professional, com a seguinte descrição:
BIOS Award, version 2.0 01-WB, date 11/fev/1998, com placa ATrend i440LX-W977-ATC-6120C.00, com uma HD master de 10,2GB e um Slave de 4,2GB, 192MB de RAM, placa de vídeo S3 VIRGE DX/GX PCI (375).
Desde quando o adquiri com o Windows95C, depois efetuando Upgrade, instalando a versão completa do Windows98SE, sempre quando comandava o "Desligar", em virtude fonte ATX ele desligava-se sozinho. Em 13/07 fiz Upgrade para WindowsMe, e o desligamento automático não mais acontece. Quando comando o "desligar" o sistema desliga somente o monitor e mantém a CPU trabalhando, efetuo então o desligamento através do Botão de POWER, porém quando ligo novamente o PC o ScanDisk é ativado como se houvera sido efetuado um desligamento irregular. O que devo fazer para voltar o desligamento automático? Esclareço que tenho o CD da placa, porém o ChipSet não é aplicável ao Windows Me.
Resposta:
Falhas nas funções relacionadas com a energia são em geral relacionadas com problemas nos drivers do chipset e da placa de vídeo. Sugiro que você acesse o site do fabricante da sua placa de CPU e busque os seus drivers para Windows ME. Os drivers existentes no CD-ROM da placa estão atualizados, são provavelmente para Windows 98, e não para Windows ME. Esses drivers garantem o correto funcionamento das interfaces IDE, da interface AGP e das funções ligadas ao gerenciamento de energia. Outro problema é o driver da placa de vídeo, que também precisa ser atualizado. Muitas vezes os drivers que acompanham o Windows, ou mesmo drivers desatualizados, resultam em problemas na ocasião do desligamento.
Este travamento no desligamento é um problema muito chato que ocorre em vários PCs, pelos mais variados motivos. Em certos casos ocorre devido a programas em execução no próprio Windows. Pressione Control-Alt-Del e desative as tarefas em execução, deixando apenas o Explorer. Depois faça o desligamento e verifique se funciona. Se funcionar, significa que um daqueles programas está causando o problema. Será preciso descobrir qual é o responsável, por eliminação. Muitas vezes um desses programas é o responsável, e podemos desativá-lo usando o programa MSCONFIG. Felizmente muitos dos programas em execução em segundo plano no Windows são meras ?perfumarias?, e sua desabilitação não faz falta.

Lista de tarefas em execução
62) Computador não liga
Gostaria de saber qual o problema, sabendo que já foi trocado a placa mãe e reconfigurado pelo fornecedor e mesmo assim não melhorou. As vezes quando vou ligar o computador ele não aparece nada na tela, não inicializa, depois de desligado eligado novamente na pagina de inicialização no lugar de Pentium III 750 MHz, aparece Pentium III 500E MHz e continua normalmente. Tenho instalado o Windows 98 - inglês. Mod.:genuinelntel x86 family6 model8 stepping3 memoria: 124 MB, CPU: pentium III, Clock: 750 MHz, Versão: 4.10.2222A .
Resposta:
Em anomalias relativas ao processador, é sempre bom que sejam fornecidas as informações sobre o processador, como você fez, mas também sobre a placa de CPU. Sabendo a marca e o modelo da placa de CPU, eu poderia ir ao site do fabricante e encontrar informações específicas para este modelo. Sem saber qual é a placa, preciso restringir a resposta a aspectos mais genéricos. Por exemplo, muitas placas de CPU reduzem o clock do processador quando ocorrem problemas durante a inicialização. Como o seu computador não deu partida corretamente, o BIOS pode ter feito a redução do clock para permitir o funcionamento. Um Pentium III/750 pode operar com 500 MHz se o seu clock externo for reduzido de 100 MHz para 66 MHz. A redução pode ter sido necessária devido ao fato das memórias não terem suportado operar com 100 MHz. Parece estranho, mas as memórias SDRAM indicadas como 100 MHz ou 10 ns não são capazes de operar corretamente no padrão PC100, por isso são classificadas como PC66. Para que memórias SDRAM operem a 100 MHz, precisam ter marcação de 125 MHz ou 8 ns, de acordo com o padrão PC100. Eu apostaria que o problema com o seu PC é este, seja como for precisa ser examinado por um bom técnico.
63) Micro liga por 1 segundo
Tenho um Amd Athlon 800Mhz, placa-mãe Asus K7V,128 Mb e fonte 300watts ATX. Toda vez que ligo o estabilizador, o micro funciona por 5 segundos e desliga, apesar do led da placa mãe continuar aceso.Depois eu pressiono a tecla power e ele entra normalmente. Sera que é alguma opção do setup da placa mãe? Ou todas placas com fontes ATX operam dessa maneira? Existe alguma maneira de desabilitar essa função?
Resposta:
Realmente várias placas de CPU, dependendo da fonte em uso, ligam e desligam durante aproximadamente 1 segundo quando o estabilizador de voltagem é ligado. Isto não é problema quando o computador fica o tempo todo ligado na tomada, mas torna-se um incômodo quando é usado um estabilizador ou no-break para ligar ou desligar o computador diariamente. Em mesmo tenho um computador com uma placa K7V que apresenta a anomalia, fica ligada durante uns 3 segundos quando ligo o estabilizador, depois funciona normalmente ao ser usado o botão Power. Os estabilizadores de voltagem geram uma tensão maior que o normal durante uma fração de segundo quando são ligados. Isto é o que chamamos de overshot. Você pode observar o efeito ligando um abajour no estabilizador. A lâmpada piscará rapidamente com alta intensidade, depois ficará com a luminosidade normal. Resolvi o problema utilizando um ?filtro de linha? ligado depois do estabilizador. Desta forma o computador não está energizado durante o overshoot, e o problema não ocorre.
OBS: Em muitos casos é possível resolver este problema com um pequeno ajuste no CMOS Setup, na seção BOOT ou Power Manager. Procure os seguintes itens e deixe-os desabilitados:
Wake Up on Ring: DISABLED
Wake Up on Modem: DISABLED
Wake Up on Network: DISABLED

Uma placa de CPU ATX
64) Dificuldade para ligar o computador
Tenho um micro Pentium III 550 128 de memória, placa de vídeo Voodoo 3d com 16 mega, gabinete ATX e Windows ME. Ultimamente, quando tento ligar o micro depois de contar a memória na tela inicial ele desliga e só consigo reinicia-lo se desligar no estabilizador, pois o botão do micro fica inutilizado...Tenho que repetir este processo algumas vezes até que o micro ligue no modo de segurança, após isso se eu reiniciar pelo Windows ele funciona normalmente até que eu desligue...
Resposta:
Este problema é provavelmente um defeito de hardware. Erros de configuração ou bugs de software não causam este tipo de anomalia. Não consegue executar o boot, desliga sozinho depois da contagem de memória, e a seguir ignora o botão liga/desliga. Suspeito que o problema esteja na fonte de alimentação, já que ela deveria obedecer diretamente a chave liga/desliga, mesmo que exista um problema na placa de CPU. Em uma investigação em laboratório, a primeira providência seria experimentar outra fonte. Ainda assim podem existir problemas na placa de CPU, memórias, processador ou nas placas de expansão. Este é um caso em que a solução só pode ser encontrada por um bom técnico, trabalhando em um laboratório com peças de reserva para fazer os testes por substituição.
65) PC entra no Setup sozinho
Meu PC é um K7-ATLHON 750, MB Asus K7V, Video Voodoo 33000 agp, som Creative SBlive mp3, HD 20GB quantum ide, modem lucent 56k v90,128 de ram e Win 98SE Gostaria de saber porque as vezes quando ligo ele entra no setup sozinho.
Resposta:
É preciso verificar se antes da entrada no Setup aparece alguma mensagem de erro. Normalmente as placas entram no Setup quando detectam algum problema no processador ou nas memórias. Já observei problemas nesta placa com certos tipos de memórias PC133. Na seção Chip Configuration, marque a configuração da SDRAM Configuration by SPD. Esta é a forma correta de configurar a memória, mas caso mesmo assim encontre problemas, deixe este item programado como USER Define e mude o item SDRAM CAS Latency para seu valor máximo. Problemas como este podem ocorrer com memórias PC133 com marcação ?75. O ideal é que utilizem marcação ?7 (um pouco mais rápidas que ?75). Outra dica para quem vai instalar memórias: é melhor usar um módulo de 128 MB que dois de 64 MB. Chips de memória apresentam uma pequena degradação de sinais quando são ligados ?em paralelo?, como ocorre quando ligamos vários módulos juntos. Isto tem menos chance de acontecer quando usamos um só módulo, ou quando esses módulos têm uma pequena folga na velocidade, como usar ?7 ao invés de ?75 para chips PC133.

Módulo de memória
66) LEDs do teclado
Tenho um micro AMD K6-2 550 MHz, 128 de memória, placa-mãe Asus P5S-B com vídeo on board. Após ocorrerem vários conflitos, resolvi reinstalar o Windows 98 SE em outro diretório. Segui os conselhos encontrados no site http://www.laercio.com.br. Tudo foi resolvido e os conflitos foram sanados, porém surgiu algo interessante. Ao ligar o micro as três luzes do teclado (N/Lock, C/Lock e S/Lock) permanecem acesas e o teclado travado. Ao desconectar o teclado da CPU e reconectá-lo imediatamente, as luzes se apagam e o teclado funciona normalmente. O que fazer para acabar com isso?
Resposta:
Não faça isso, você pode estragar a placa de CPU! Não devemos conectar e desconectar dispositivos ligados, exceto aqueles que são feitos para suportar esta operação, como por exemplo, os periféricos USB. Tenho notícias de usuários que realmente queimaram placas de CPU ao conectar e desconectar o teclado com o computador ligado. O que está ocorrendo com o seu teclado é comum em vários PCs. Significa que o teclado não está ?resetando? corretamente quando o computador é ligado. O vilão é a fonte de alimentação, mas a troca do teclado pode resolver. Note que este problema não tem relação com o Windows, já que ele ocorre no instante em que o computador é ligado, antes do Windows ser carregado. A reinstalação não deveria ter causado o problema, pois a carga do Windows não afeta o processo de inicialização do hardware e ligamento do teclado. Experimente alterar os itens do Advanced CMOS Setup que afetam o teclado, como Boot Up Numeric Lock Status e Typematic Rate Settings. Você pode ter feito alterações nessas áreas, ou então desfeito alterações programadas pelo montador do PC, quando usou o comando Load BIOS Defaults. Faça esses testes, mas nunca desconecte o teclado com o computador ligado!

Placa Asus P5S-B
67) Problemas com drive de disquetes e memórias
Recentemente comprei um Pentium III 933 Mhz com barramento de 133 Mhz, placa mãe ASUS CUSL2-C (nada on-board), 256 mb RAM PC 133, HD 20 giga Quantum, Fax-modem Lucent 56k, CD-ROM Creative 52x, Gravador de CD HP 9100i, placa de vídeo Voodoo 3 - 3000 AGP, som Creative Live Mp3 + Studio e Windows ME. Percebi que quando ia dar Reset na máquina pelo Windows, o drive de 1.44 rodava como se fosse desligar, mas depois aparecia uma tela preta com um cursor piscando como se fosse uma janela DOS, e ele não reiniciava. Na hora de Desligar ele desliga tudo bem, mas nada de reiniciar. Para fazê-lo, tenho que pressionar o botão Reset da CPU. E notei também que a luz vermelha do gabinete que indica quando o HD está rodando fica constantemente acesa sem o HD rodar. Gostaria de saber também se existe algum programa ou meio no qual eu possa descobrir se minha memória é PC 100 ou PC 133 mesmo, pois estou desconfiado que fui enganado.
Resposta:
Você tem um computador bem configurado, formado por peças de boa qualidade, o que é raro no mercado nacional de micros. O acesso ao drive de disquetes durante o desligamento é característico de programas anti-vírus. Se existir um disquete com vírus quando o computador é desligado, o boot pode ser feito por este disquete quando o computador for ligado novamente, e o vírus pode entrar em execução. O que não é normal é o travamento na finalização do Windows. Um bom produtor de PCs deve entregar o micro ao cliente corretamente configurado e sem problemas como este. Talvez ele não tenha configurado corretamente a placa de CPU. Depois de instalar o Windows, e antes de instalar outros drivers, é preciso instalar os drivers do chipset. Um erro muito comum é quando o CD-ROM que acompanha a placa vem com drivers para Windows 98, que não são apropriados para o Windows ME. Se esses drivers não forem instalados podem ocorrer problemas no gerenciamento de energia, no barramento AGP, no gerenciamento de interrupções e ainda a lentidão nos discos IDE. Para não instalar os drivers errados, é preciso obter as versões mais recentes no site do fabricante da placa de CPU. Somente depois que esses drivers estão instalados é que devemos proceder com a instalação de drivers de vídeo, som, etc. Muitos montadores de PCs não tomam esses cuidados. Como resultado, o Windows funciona, mas apresenta alguns problemas, como por exemplo as funções de desligamento. Quanto às memórias, a melhor forma de checar a sua velocidade é através do seu tempo de acesso. Se for ?8 (8 ns), são memórias PC-100. Memórias PC133 devem ser de ?75, ou preferencialmente, -7 ou menor.
68) Problema com o modo de espera
Quando tento colocar o computador em modo de espera aparece a seguinte mensagem: "Seu computador não pode ser posto em standby porque um programa ou driver está impedindo esta ação. Feche todos os programas e tente novamente". Então procedo da seguinte forma: aperto as teclas CTRL + ALT + DEL e passo a finalizar a tarefa de todos os programas que estão abertos, menos EXPLORER e SYSTRAY. Volto a tentar colocar em modo espera, mas a mensagem continua aparecendo e não consigo por o computador em modo standby. O que devo fazer?
Resposta:
O caminho que você tomou está correto. Verificou se algum dos programas ativos estava impedindo a entrada no modo de espera. Note entretanto que não só programas podem impedir a entrada no modo de espera, mas também drivers. De um modo geral, drivers antigos não são totalmente compatíveis com o modo de espera. Você precisará atualizar todos os drivers utilizados pelas suas interfaces, como som, vídeo, modem, etc. O mais importante, precisará atualizar os drivers do chipset da placa de CPU, pois esses circuitos são os responsáveis pela ativação do modo de espera e todos os recursos de gerenciamento de energia. Os drivers existentes nos CDs que acompanham as placas nem sempre são os mais atualizados. Algumas placas chegam a ficar meses nos distribuidores e nas prateleiras das lojas, até que chegam ao usuário com software bastante desatualizado. Use o Gerenciador de Dispositivos para checar as datas dos drivers. Comece trocando os drivers mais antigos, pois provavelmente um deles é o responsável pelo não funcionamento do modo de espera.

Checando a data de um driver
69) Monitor não desliga com o PC
Tenho um AMD Athlon 1 GHz adquirido a pouco tempo. Esse PC tem a fonte ATX de 250W que desliga o micro ao finalizar o Windows. No entanto, estou com um problema. O monitor, que está ligado na fonte do PC, não desliga (continua alimentado). Tentei configurar pelo setup da placa mãe o seu desligamento mas não consegui. Tive um Pentium com fonte AT que desligava o monitor sem problemas. O que é possível fazer para configurar o monitor para que desligue?
Resposta:
Esta é uma característica de todas as fontes ATX, apesar de não constar das suas especificações obrigatórias. Quando usamos o comando de desligamento em um PC moderno, partes da placa de CPU continuam energizadas, com a chamada ?voltagem de standby?, gerada pela fonte ATX. Da mesma forma, o conector de tensão alternada existente na parte traseira da fonte, onde normalmente ligamos o monitor, continua ativo, apesar do monitor entrar em estado de baixo consumo de energia. O monitor pode ser desligado manualmente, no seu interruptor, mas note que o próprio computador continua ?ligado?, com a tensão de standby gerada pela fonte ATX, que continua ligada. Melhor seria ligar ambos em um ?filtro de linha? ou estabilizador de voltagem, este sim sendo desligado provocaria o desligamento completo do computador e do monitor. A situação no seu antigo PC era bem diferente. A fonte padrão AT é uma herança dos anos 80, sendo portanto bem antiquada. Não possui recursos de gerenciamento de energia, podendo ficar apenas em dois estados: totalmente ligada e totalmente desligada. Por isso ao atuar sobre o botão Power do seu gabinete, tanto o computador como o monitor têm a energia cortada.

Fonte de alimentação ATX
70) Problemas com IRQs
Desde que instalei uma placa de rede para acessar a internet em alta velocidade aconteceu o seguinte problema : O Windows 98 reconhece a placa de rede, mas mudou o IRQ da Placa de Som para interrupção 11 ( e não 5 como era antes ). O resultado é que ao reiniciar o computador aparece uma mensagem informando que a SoundBlaster está direcionada para a interrupção errada e que é para redirecionar manualmente. Após inúmeras tentativas, ao conseguir fazer isso, o computador trava. Tive que tirar a placa de som para poder ligar o computador novamente. O que devo fazer ? Poderiam me indicar algum artigo com a solução do problema?
Resposta:
Você pode ler meu artigo ?Instalações sem conflitos de hardware?, encontrado em www.laercio.com.br. Lá você aprenderá toda a problemática sobre IRQs, DMAs e outros recursos, e terá condições de se sair melhor em problemas como este. Antes de 1995, as placas usavam jumpers para selecionar endereços de E/S, endereços de memória, canais de DMA e linhas de IRQ. O usuário era responsável por saber como cada placa estava configurada, e configurar corretamente os jumpers de todas elas, usando as instruções dos seus manuais. Com o Windows 95, foi introduzida a tecnologia Plug and Play (PnP), na qual o sistema operacional configura automaticamente as placas para que não ocorram conflitos. Infelizmente, passados 6 anos, ainda ocorrem problemas nesta área, como é o seu caso. Uma placa de som pode operar com qualquer IRQ. A IRQ5 era a utilizada pelas primeiras placas Sound Blaster, mas qualquer outra disponível pode ser usada. Apenas é recomendável o uso da IRQ5 para quem quer 100% de compatibilidade com jogos para o modo MS-DOS, pois alguns deles não aceitam IRQs como 10, 11 e 12. Sua placa de rede está usando a IRQ5, e ao mudar a IRQ da placa de som também para 5, ocorreu um conflito de hardware, que resulta no travamento. Possivelmente seu problema pode ser resolvido da seguinte forma: a) Retire a placa de rede; b) Instale a placa de som e mude sua IRQ para 5; c) Use Gerenciador de Dispositivos / Computador / Propriedades / Reservar recursos; e reserve a IRQ5. Será apresentado um aviso indicando que a IRQ5 já está ocupada, ignore; d) Configure manualmente a placa de som para usar a IRQ5, mesmo com a indicação de ?conflito?. Teste a placa de som; e) Instale agora a placa de rede. Ela não vai mais tomar para si a IRQ5, pois já está ?reservada?. Se ainda ocorrerem problemas, experimente instalar a placa de rede em outro slot, pois poderá usar outra IRQ.

Placa de som
71) Problema com webcam
Tenho um PC com processador AMD K6II de 500MHz, 128 Mb de RAM, e rodo sistema operacional Windows - ME. Participei recentemente de uma promoção de velocidade de conecção promovido pela Virtua e ganhei uma Web-camera da D-Link mod DSB-C100, com entrada USB ( já tenho instalada essa entrada ). Ao instalar a camera não obtive imagem , o que ocorreu quando a instalei para teste em outro micro com sitema Windows 98. Achando que o problema estava no Driver fui até o site do fabricante e baixei o driver daquela camera para o ME. Nada se Modificou. A camera não funciona. Existe outra solucão ou devo realmente não usar o ME, como muitos já me aconselharam?
Resposta:
Tenho recebido notícias de vários usuários de PCs equipados com interfaces USB que não funcionam. Em alguns casos a interface simplesmente não está conectada internamente na placa mãe. Em outros casos, existem mesmo bugs de hardware que impedem o funcionamento. Durante os últimos anos os fabricantes de placas de CPU não deram muita atenção ao correto funcionamento das interfaces USB, já que os dispositivos USB eram raríssimos no mercado. As placas mais novas já são isentas desses bugs, mas a sua, sendo equipada com um K6-2/500, provavelmente é um projeto de 1998, e ainda podem existir tais bugs. O procedimento correto é mesmo baixar o driver da câmera. O problema também pode ser resolvido no site do fabricante da placa de CPU (você esqueceu de informar a marca e o modelo), onde provavelmente existe um driver atualizado para as suas interfaces USB. Esses drivers funcionarão caso o bug não seja de hardware. Note ainda que em muitas placas de CPU é preciso habilitar as interfaces USB no CMOS Setup. Verifique no Gerenciador de Dispositivos se as interfaces USB estão ativadas e com os drivers instalados, sem conflitos. Uma última solução seria desabilitar as suas interfaces USB e adquirir uma placa de interface USB avulsa, para barramento PCI. Essas placas são relativamente fáceis de encontrar no comércio especializado em placas.

As interfaces USB indicadas no Gerenciador de Dispositivos
72) Problema com modem Lucent
Tenho um PC Pentium III 600, placa Asus P3W, HD 8.4 Gb, 128 Mb de Ram, placa de vídeo AGP de 8 Mb, Modem Lucent 56K com Windows ME instalado. Ao tentar atualizar o drive do modem utilizando o arquivo obtido no site do fabricante, é instalado Lucent Win Modem no lugar do LT Win Modem, mas também é criado um dispositivo chamado Enumerator, alem do fato de que não é encontrado o dispositivo para a instalação do Voice Wave. Após o termino da instalação conecto à Internet porém logo imediatamente a mesma fica totalmente inativa a despeito de qualquer tentativa quer seja através do Internet Explorer ou do Outlook Express, simplesmente nada acontece e sou obrigado a reinstalar o modem utilizando o drive do CD de instalação que é de 1997, para que a conexão volte a funcionar. Gostaria de saber se há algo que possa fazer a respeito? Será problema do modem ou incompatibilidade do Windows ME com o Modem da Lucent?
Resposta:
O seu é um raro caso de problema com modems Lucent. Por isso tenho indicado esses modems há vários meses. Por outro lado, os modems Motorola e PCTel são muito problemáticos. Toda semana recebo várias cartas de leitures relatando problemas com esses modems.
Os modems com chips Lucent funcionam bem com os drivers do Windows ME, e apresentam taxas de até 52.000 bps. As conexões são bastante estáveis. Você não explicou porque quis atualizar o driver do modem. Se o driver do Windows ME não apresentava problemas, volte a utilizá-lo. Um outro detalhe importante é que na verdade os modems não são Lucent, e sim os chips. A Lucent produz os chips e os vende para os fabricantes de modems, além de fornecer os drivers. É preciso que você verifique se os drivers que você está usando são mesmo para este modem, já que existem várias versões tanto de chips quanto de modems. Verifique a numeração dos chips existentes no modem e volte ao site da Lucent. Procure então os drivers que sejam específicos para este chip. Você também pode tentar descobrir o fabricante do modem, informação que pode estar indicada no manual ou na caixa. No site do fabricante do modem, procure os drivers apropriados.

Modem Lucent
73) Congelamento no início da discagem
1) Tenho um Pentium III 800 adquirido no início do ano, com placa Soyo, Windows Me e modem Motorola SM56 PCI, com 128 MB RAM. Funciona muito bem para Internet, jogos modernos (placa de vídeo Savage S4 16MB), aplicativos em geral. Precisei usar algumas vezes a Restauração do Sistema do Windows Me, sempre com sucesso, resolvendo os problemas. Porém sempre que LIGO a máquina e tento conectar a Internet, há um congelamento assim que inicia a discagem. Reseto, aguardo a operação do Scandisk e aí, sim, a conexão é efetuada e transcorre sem nenhum problema. Se preciso reiniciar, também não ocorre nada errado - é apenas quando o computador é LIGADO.
Resposta:
O modem Motorola SM56 funciona bem na maioria dos casos, e seu custo é bem acessível. Existem entretanto configurações que são bastante problemáticas. Dependendo dos drivers, do provedor e da linha utilizada, existem problemas de conexões que caem, baixa taxa de recepção, travamentos e outras anomalias. Sugiro que você instale os drivers oficiais da Motorola, encontrados em:

http://e-www.motorola.com/products/softmodem/support/software.html

Particularmente não tive problemas com esses modems, testei 3 placas diferentes com os mesmos chips Motorola, apenas observei baixo desempenho em uma de minhas linhas telefônicas, que é de central analógica. As linhas mais novas ofereceram boas conexões com diversos provedores. Se de forma alguma você resolver seu problema e resolver trocar o modem, não compre modems PCTel (HSP Micromodem), são piores que os da Motorola. Os modems Lucent também são baratos e apresentam resultados melhores que os da Motorola.

Um modem SM56
74) Problema de hibernação
Tenho um notebook Compaq Armada 1592 DMT, com 96 MB de Ram, 3 G de hardisk, com Windows 2000 e HD formato em NTFS. Sempre tive a opção "hibernar". Até que um dia veio uma mensagem de erro e, desde então, esta opção não existe mais. Já entrei na configuração do Bios, onde consta a opção hibernar, já tentei detectar algum drive que pudesse ter sido perdido, mas sem nenhum sucesso. Descobro a existência de um file chamado hiberfil.sys, com os 96 MB de Ram, só que não quero mexer nele pois temo criar algum problema. Como posso fazer para que volta a constar, e eu possa usar, a opção "hibernar" quando eu faço o shutdown?
Resposta:
Esses problemas acontecem normalmente quando é feita a instalação de algum item de hardware ou uma atualização de drivers que acaba com a compatibilidade necessária ao funcionamento da hibernação. É difícil reverter a situação, mas quando isso ocorre, devemos identificar qual foi a última atualização de driver, a que provavelmente causou o problema. Podemos usar o Gerenciador de Dispositivos para atualizar o driver, restaurando a versão anterior. Feito isso, usamos Painel de Controle / Opções de Energia. No quadro de configurações de energia apresentado, podemos marcar a opção ?Ativar suporte à hibernação?, na guia Hibernar. Se esta guia não estiver presente, significa que o sistema não é 100% compatível com a hibernação, a ?desatualização? do driver suspeito não resolveu o problema. No caso do Windows ME, podemos utilizar a Restauração do Sistema para reverter mais facilmente para os drivers anteriores.

Guia de hibernação
75) Erros depois de trocar a placa de CPU
Eu nunca tive problema com meu pc ate entao quando resolvi trocar o meu k6 500 por um pentium 850, que deu para aparecer, em algumas paginas da web, a seguintes palavras; (iexplore causou uma falha de pagina invalida no modulo MSJAVA.DLL EM 017f:7aa5b802) depois da mensagem,tudo acaba na estaca zero e tudo que è pagina que estava mimizada desaparece.o que faço pelo amor de deus?
Resposta:
Faltou uma informação importante para que eu pudesse dar uma resposta precisa para a sua dúvida. O PC funciona bem com todos os programas e só apresenta esses erros que você cita? Ou você praticamente não utiliza outros programas, ficando com o uso restrito ao acesso à Internet? Se for o primeiro caso, é bom instalar uma versão mais nova do Internet Explorer, pois pode existir um bug ou algum arquivo corrompido na versão que você usa. Se por outro lado você tiver problemas com o uso de outros programas, provavelmente existe defeito de hardware no seu computador: memória ou placa de CPU defeituosa, problema no modem, aquecimento do processador, etc.
A troca da placa de CPU deve ser feita, quando possível, em conjunto com a formatação do disco rígido e a instalação do sistema operacional. Quando isso não é possível, devemos pelo menos instalar novamente o sistema sobre a versão que já está instalada, sem formatar o disco rígido. Desta forma os recursos da nova placa de CPU serão detectados corretamente e o computador funcionará melhor.
76) PC recém montado com problemas
Montei um Pentium III 800E (8x100), numa Asus P3V133, com 1 pente de memoria128Mb RAM PC-133, HD Seagate 10Gb, Placa de video SIS 8Mb, Placa de Som Cristal, e fax modem motorola 56k. Porem venho encontrando instabilidades nessa maquina. Da primeira vez o HD começou a apresentar Bad Blocks aleatoriamente, com isso troquei-o por um outro Seagate e reinstalei tudo de novo. Depois de alguns dias, o sistema começou a ficar lento para abrir programas e o movimento do mouse tambem ficou lento demais, só resolveu quando efetuei um scandisk pelo DOS, onde foi encontrado que a copia1 da FAT estava defeituosa, que o scandisk achava que a FAT2 era melhor. Foi corrigido, porem depois de certo tempo tudo ocorreu de novo, e tambem apareceram alguns arquivos corrompidos, e entao o scandisk achou que a copia da FAT1 era melhor, e foi trocada de novo. E depois de algum tempo a lentidao volta de novo. Estou muito desconfiado que seja a Memoria RAM, e tambem nao descarto que possa ser a placa mae. Pergunto quando da esse tipo de erro no scandisk, o que pode ser ?
Resposta:
Seu primeiro disco rígido estava provavelmente defeituoso, você fez bem em tê-lo trocado. Qualquer peça pode apresentar problemas. Quando uma empresa equipada com laboratório monta um PC, é mais fácil resolver problemas, pois dispondo de peças sobressalentes é possível fazer trocas até isolar o defeito. Para o usuário comum a coisa fica um pouco mais difícil, pois em geral não poderá fazer substituições para encontrar um problema. Uma grande ajuda pode ser obtida com o programa PC-Check, usado para fazer uma checagem no hardware do PC. Sua versão demo pode ser obtida gratuitamente em www.eurosoft-uk.com. Um PC pode apresentar anomalias diversas, inclusive as que acontecem com o seu. Pode existir defeito nas memórias, na placa de CPU, na fonte, no disco rígido, enfim, qualquer peça é suspeita. É preciso tomar cuidado com a eletricidade estática durante a montagem, caso contrário você poderá danificar os componentes sistematicamente. O problema também pode estar no disco rígido, apesar de ser improvável. O primeiro HD estava com problemas. O segundo também apresenta problemas. Existe uma pequena possibilidade de ambos os discos terem sofrido maus tratos semelhantes durante o transporte, e ambos estarem defeituosos. Para confirmar, procure instalar um disco rígido antigo, mas que você tenha certeza do seu bom funcionamento. Sempre que instalar um novo disco rígido, é bom utilizar o exame de superfície do Scandisk. A operação demora muitas horas, mas vale a pena.
77) Drive de disquetes com problemas
Tenho um Pentium 233 MMX com 32MB Ram, HD 2.5 GB e Win98. Usei este micro durante dois anos sem problema. Agora o drive de 1.44MB não quer funcionar no Win98. Em modo DOS e Win95 ele funciona normalmente, mas se instalo o Win98 ou WinME ele não funciona. Testei o drive em outro micro e ele funcionou ok. Se desativo o cache de gravação temporária para todas as unidades na solução de problemas do Windows ele volta a funcionar, porém o micro fica muito lento. Qual seria o problema? O que devo fazer?
Resposta:
Dentro do universo de problemas de um PC, os que ocorrem nos drives de disquetes é relativamente comum. Entretanto, entendam que é difícil resolver problemas à distância, principalmente com poucos detalhes. Foi útil informar que o drive funciona no modo DOS e que funcionou bem em outro PC, mas a descrição ?não funciona? é muito vaga. Ele trava o PC? Apresenta mensagem de erro? Só lê e não grava? Não aparece na janela Meu Computador? Existem inúmeras maneiras de um drive ?não funcionar?, e uma descrição mais detalhada ajudaria bastante na resposta. Um técnico de manutenção iria tentar a substituição por outro drive. Se o problema for mantido, está no seu PC. Se for resolvido, está no seu drive. Além de fazer este teste, verifique se no CMOS Setup existe um comando chamado Floppy Access Control, e programe-o com a opção ?RW? ou ?Read and Write?. Verifique ainda se no Gerenciador de Dispositivos está indicado algum conflito com os recursos usados pela interface de disquetes: IRQ6 e DMA2. A solução no caso seria remanejar os recursos usados pelo dispositivo causador do conflito. Os recursos IRQ6 e DMA2 devem ser de uso exclusivo da interface de disquetes.
78) Drive A não funciona
Se o sistema parar de procurar por disquetes no drive A, eu fico sem poder usar o disco de inicialização do Windows 98? Caso afirmativo, como se resolve a questão?
Resposta:
Exatamente. Se o drive A não estiver funcionando, você não poderá usar o disco de inicialização do Windows. Apesar do disquete ser um dispositivo obsoleto, ele ainda é necessário para a instalação do sistema operacional. Com ele poderá ser executado um boot, e a seguir serem usados os programas FDISK e FORMAT, que fazem a inicialização do disco rígido. Somente depois que o disco rígido estiver inicializado, podemos instalar o sistema operacional. Você precisa portanto providenciar a menutenção do seu drive de disquetes, que pode ser feita pela troca (um drive novo custa cerca de 40 reais). É possível que o drive esteja bom, mas suas cabeças estejam sujas. Neste caso será preciso utilizar um kit de limpeza. Também é possível que um dos cabos internos do drive esteja solto. Em geral este tipo de problema é bem simples, e um técnico consegue solucionar em poucos minutos. Nem mesmo é necessário contar com os serviços de um técnico. Um usuário com conhecimentos medianos sobre hardware também pode resolver o problema.
79) Formatei meu HD
A placa-mãe do meu computador é uma GFXcel (não sei dizer o modelo exato, mas parece que a designação é PC-Chips GFXcel Socket 370) que tem vídeo, som e placa de rede onboard, suporta slot1 e PGA370. Parece-me que no Setup pode-se escolher de 2 a 32 MB para vídeo. O problema é: formatei o HD para instalar tudo a meu gosto, mas agora não consigo o driver de instalação do vídeo e da placa rede.
Resposta:
Foramtar o HD é uma grande armadilha para o usuário. Parece tão fácil, é só usar FORMAT C:... O problema é que depois disso é preciso instalar o Windows e fazer as instalações de hardware. Formatar é fácil e sempre funciona. Instalar o Windows também é muito fácil. O problema está nas instalações de hardware que tem que ser feitas a seguir, e isso não é nada fácil. É preciso saber quais são os componentes de hardware do computador (placa de som, placa de vídeo, modem, rede, etc.). É preciso saber a marca e o modelo de cada um deles, e ter os seus drivers. É errado pensar que o Windows tem drivers para todos eles. Muitas vezes o Windows não tem os drivers, portanto antes de formatar o disco rígido devemos ter a certeza absoluta de que temos os drivers para todos os dispositivos de hardware. Muitos deles estão nos disquetes e CD-ROMs que acompanham a sua placa de CPU e suas demais placas. Se você tem esses discos, provavelmente esses drivers poderão ser usados. Se não tem, é preciso identificar os fabricantes e obter os drivers pela Internet. Você tem uma placa PC Chips com ?tudo onboard?, então poderá obter os drivers em www.pcchips.com.
80) Estouro de pilha
Meu computador é um Itautec Infoway, Pentium 3, 650 mhz, 128 mb, e 13 gb. De vez em quando, ao iniciar o computador, aparece aquele fundo azul em toda a tela com a seguinte mensagem: estouro de pilha, corrija etc. Queria saber o que é esse estouro de pilha e quais os procedimentos para corrigir essa irregularidade.
Resposta:
Para resolver problemas de "estouro de pilha" (stack overflow), adicione no arquivo CONFIG.SYS o comando:
STACKS=9,256
Se o problema persistir, aumente o valor 256 para outro maior, como 512 ou 1024. Note que isto não tem nenhuma relação com pilhas de corrente elétrica (baterias), e sim com uma área de memória chamada stack (pilha, em português), na qual é feita a passagem de parâmetros e salva de contexto para processamento de rotinas e de interrupções. É comum, quando o número de interrupções por unidade de tempo é muito grande, a ocorrência de estouros de pilha. O aumento deste valor em geral resolve o problema.
81) Extensão de fonte
Eu adquiri um gravador de CD, tenho 2 HDs, um drive de CD-ROM 52X e um drive A:, mas minha caixa de força tem apenas 3 cabos, como proceder para instalar sem perder outros drives?
Resposta:
Este é um problema dos mais simples. Nas lojas de informática você encontrará vários tipos de cabos: cabos para impressoras, cabos flat, cabos de força, cabos para modem, etc. Um deles é o chamado ?Cabo Y para fonte de PC? (alguns o chamam de ?cabo U?). Funciona como uma extensão, com 3 conectores. Um deles é ligado e um dos conectores disponíveis na fonte. Os outros dois ficam disponíveis para ligar em discos rígidos, drives de CD-ROM, etc.
82) HD não é reconhecido
Estou enviando esta mensagem para tentar resolver o problema que está ocorrendo com o meu HD e saber sobre o upgrade do micro.

Pentium 200 MMX
HD 2.1 GB Western Digital WDC22500-32LA
1 módulo de memória SDRAM 32 MB
Placa mãe Asus
Chipset TX97E
CD Rom Creative 48X
Drive 3 1/2"
Fax modem US Robotics 33.6 Kb
Placa de vídeo Diamond Stealth 2 MB

O problema iniciou a pouco tempo e o que está ocorrendo é que quando ligo o micro, o HD não é reconhecido. Mas se eu reinicio através de "Ctrl+Alt+Del" o HD é reconhecido. Eu retirei as placas e apliquei um spray para limpeza de contatos, mas não adiantou. Então troquei o cabo de dados e mudei de controladora entre o HD (de primária para secundária) e o CD Rom (de secundária para primária), mas não adiantou. Como o setup estava com a opção AUTO para detectar o HD eu mudei para a opção USER e coloquei os dados do HD. Então passou a funcionar normalmente. Qual seria o problema? Quanto ao upgrade a dúvida é que eu quero aumentar a quantidade de memória e pelo preço que tenho acompanhado sai mais barato comprar memória PC 100 ou PC133 do que PC66. Vai funcionar ? A outra é se posso trocar o processador por um Celeron?
Resposta:
Este tipo de problema pode acontecer com certas placas de CPU e certos discos rígidos. É possível que o seu disco rígido estivesse ainda inicializando seus circuitos internos quando o BIOS interrogou seus parâmetros, resultando no erro. Ao usar a opção USER, não existe esta interrogação, e o boot começa em um instante no qual o disco rígido já está pronto para funcionar. Deixe então como está. As memórias PC100 e PC133 estão mais baratas que as do tipo PC66 pois são modelos mais novos, usando chips de maior capacidade. Elas funcionarão perfeitamente em 66 MHz, pode usá-las. Quanto à troca do processador, ela não será possível. O Pentium MMX é um processador compatível com o Socket 7. Você poderá provavelmente trocá-lo por um K6-2, desde que sua placa de CPU o suporte, já que é preciso verificar se as tensões e clocks são compatíveis. Muitas placas de CPU para Socket 7 chegam no máximo ao Pentium MMX/233, as mais novas chegam até o K6-2/550. Uma outra opção é instalar um Turbo Chip, comercializado pela Kingston (www.kingston.com.br).
83) Não há páginas de pilha
Leio sempre a revista PCWORLD e, se for possível gostaria que vcs me dissessem do que trata a seguinte mensagem que esta aparecendo ultimamente no micro em uma tela azul. Ao dar enter, volta-se ao normal.

"Não há mais páginas de pilha. Pode ser necessário aumentar o valor de MinSPs em SYSTEM.INI para evitar possíveis falhas na pilha. Há atualmente 5 SPs alocados"
Resposta:
A Stack (em português, Pilha) é uma área de memória na qual são escritos e lidos os endereços das rotinas executadas durante o uso normal do computador. Rotina é uma espécie de função, um trecho de programa, que é "chamado" a partir de diversos pontos do programa. Graças a este recurso os programas podem ter tamanhos maiores. Trechos repetitivos são programados como rotinas, e são chamados quando necessário, evitando que esses trechos tenham que ser repetidos a cada vez que são usados. Para que este mecanismo funcione, é preciso manter em uma área de memória, o endereço do local de onde a rotina foi chamado. Esta área de memória é a stack, ou pilha. Em sistemas mais complicados, é comum a existência de várias pilhas independentes. Isto é necessário para evitar que todos os programas usem a mesma pilha, o que apesar de funcionar, não permite que os programas sejam independentes (ou seja, que as áreas de memória de um programa fiquem inacessíveis aos demais programas em execução).
A mensagem de erro apresentada avisa que o número de pilhas está no seu limite, e que o computador pode travar, a menos que sejam alocadas mais pilhas. Você poderá ter problemas se executar um número maior de programas, ou se tiver um número maior de dispositivos de hardware gerando interrupções. Para resolver o problema, aloque um número maior de pilhas, bastando para isto colocar no SYSTEM.INI, após a linha [386Enh], a seguinte linha:
MINSPS=6
A mensagem de erro deverá parar de ser exibida. Se continuar, tente usar valores mais altos.
84) Dúvidas sobre hardware
Tenho algumas dúvidas e gostaria muito de um auxílio.

1) Existe drivers para monitores ??? - Como posso fazer para que o monitor(independente de marca e modelo) seja reconhecido lá nas propriedades de sistema(Win95\98SE\Me), ou seja apareça seu nome e modelo. E no Linux?

2) Qual é o melhor meio de saber se o meu modem e minha placa de rede (independente de marcas e modelos) estão com problemas. Quais são os testes que eu posso fazer sem abrir a máquina para saber, se o problema está no hardware ou software(drivers).

3) Existe algum programa eficiente, para que eu possa reconhecer todos ou a maioria dos periféricos do meu micro(placa mãe, memórias, Chipset,...) ?
Resposta:
Sim, o Windows possui drivers para diversos monitores, e também é possível obter esses drivers nos sites dos seus fabricantes. Com esses drivers instalados, o monitor é reconhecido com todas as suas propriedades no Gerenciador de Dispositivos. No Linux a escolha do monitor é feita pelo programa de instalação, e também pelo programa XConfigurator. Os problemas nos modems, placas de rede e outros dispositivos de hardware são checados através do Gerenciador de Dispositivos. Testes podem ser feitos através de programas de diagnóstico, como o PC-Check e o HWINFO (www.eurosoft-uk.com e www.hwinfo.com). Não espere entretanto que esses programas sejam milagrosos. Eles não detectam os problemas ?na mosca?, e sim ajudam técnicos experientes, dando pistas sobre possíveis problemas.

Declarando o monitor no Linux
Volta ao topo da página
>,

0 comentários:

Postar um comentário